Por ocasião do confinamento a que todos fomos sujeitos ao longo da primavera de 2020, a Arbor reinventou-se e adaptou-se a este estado. Na impossibilidade de ser usada no local em que se encontrava (na Escola básica Cesário verde, em Queijas, Oeiras), desenvolvemos uma ação online, que envolveu os alunos, as suas famílias e os professores.

Foi a partir de suas casas que os alunos participaram, através do desenho prévio dos fundos de ecrã e da escrita de palavras relacionadas com o tema da preservação dos oceanos; eles sabiam que estavam a prescindir da interação física com a Arbor, que estava presente na Biblioteca da sua Escola, também confinada.
 
 
Assim, os frutos da Arbor, dotados com sensores de proximidade para detectar a presença das pequenas mãos, foram substituídos pelas teclas e pelas letras de um teclado, acionadas pelos mesmos pequenos dedos das crianças. 
 
 
Este trabalho só foi possível porque trabalhámos com professores empenhados e dedicados, que colaboraram em todos os passos desta ação. Foi fundamental o envolvimento de todos e uma excelente comunicação para a concretização da atividade, que consistia em construir "Árvores de Palavras" sob o tema "O oceano faz-nos falta". 
 
No DIA ESCOLA AZUL, 19 de maio, concluímos e apresentámos o trabalho que resultou desta intervenção.

Árvores realizadas

 
 
 

O regresso à escola, voltar a estar com os colegas, com os professores e com as assistentes operacionais, poder brincar no pátio, correr e rir deve ser, para cada uma das crianças, um momento muito marcante nas suas vidas. Imaginamos a diversidade de emoções que se poderão encontrar entre elas.

Os meninos da escola Cesário Verde já conheciam a instalação Arbor porque todos a viram na biblioteca antes de irmos para confinamento, em março passado, e termos sido privados de trabalhar fisicamente em conjunto. Por essa altura, os alunos intervieram na instalação, sem passar pelo artefacto, como foi publicado então.
 
Agora todos os alunos passaram por lá e colaboraram na obra coletiva que hoje vos mostramos.
As professoras escolheram o tema: OS AFETOS.
 
Previamente, cada turma elaborou uma composição visual que foi utilizada como fundo do ecrã da "árvores de palavras".
Cada aluno registou uma emoção e escreveu-a na Arbor.
 
O resultado pode ser apreciado em cada uma das imagens finais, que representa o conjunto de emoções sentidas na turma, num momento.
Durante a interação com a instalação, a turma acompanhava, no projetor da sala, o surgimento das palavras na "Árvore das Palavras" à medida que os colegas, dois a dois, escreviam na "Àrvore das Letras", na Biblioteca da Escola. 
 
Em tempo de pandemia, em que o contacto físico deve ser evitado, escrever sem tocar em nada, apenas por aproximação da mão ao sensor, ampliou o efeito mágico que os mais pequenos encontram nesta instalação.
 
Foi uma super experiência conviver com a ARBOR!
 
Vídeo de alguns dos momentos:
 

Árvores realizadas

 
 
 
 
 
 

EB1 Cesário Verde

Estas são as últimas "Árvores de Palavras" construídas por esta instalação interativa. São criadas em tempo real, durante a ativação das letras na "Árvore das Letras"

 


 

 

EB1 Cesário Verde

 


 

 

EB1 Cesário Verde

 


 

 

EB1 Cesário Verde

 


 

 

EB1 Cesário Verde

 


 

 

EB1 Cesário Verde

 


 

 

EB1 Cesário Verde

 


 

 

EB1 Cesário Verde

 


 

 

Arbor - Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva 

https://www.pavconhecimento.pt/5619/arbor

Estas são as últimas "Árvores de Palavras" construídas por esta instalação interativa.
São criadas em tempo real, durante a ativação das letras na "Árvore das Letras"

Arbor #1

 


 

 

Arbor #2

 


 

 

Arbor #3

 


 

 

Arbor #4

 


 

 

Arbor #5

 


 

 

Arbor #6

 


 

 

Arbor #7

 


 

 

Arbor #8

 


 

 
 
 

Arbor - Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

https://www.pavconhecimento.pt/5619/arbor

ARBOR

Instalação interativa · Pavilhão do Conhecimento
De 24 de novembro até 13 de dezembro
 
ARBOR (latim para árvore) é uma instalação da autoria de Ana Marques e Rui Gaspar que combina arte e tecnologia através da escultura, computação e eletrónica.
 
Nesta instalação interativa cada fruto representa um número, uma letra do alfabeto ou um símbolo do código escrito. O visitante é convidado a participar numa construção interativa e tridimensional de palavras e a partilhá-las em tempo real na "Árvore das Palavras", que vai ganhando forma na parede da sala e que será partilhada globalmente em www.arbor.pt.
 
As letras do alfabeto, os números, os símbolos do código escrito, são construtores das palavras, do texto, que evidenciam o conhecimento de uma língua. Na nossa, na de Camões ou em qualquer uma outra, o momento imediato ao da escrita, na letra seguinte, tornam-se passado, projetando num futuro mais ou menos longínquo, transmitido em diversos suportes, tangíveis ou não tangíveis, o conhecimento humano.
Os autores Ana Marques e Rui Gaspar